Educação Bilíngue

Com o objetivo de promover a apreensão da aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo, adaptando o conteúdo às vivências, o Colégio Conhecimento introduz em sua grade curricular o Ensino Bilíngue, iniciando na Educação Infantil, estendendo-se com Idiomas dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.

As aulas do currículo básico continuam a ser ministradas pelos professores de cada matéria em Português, normalmente. Com a introdução do Bilíngue na Educação Infantil as aulas recebem 30 minutos diários, ministradas na Língua Inglesa, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento, tanto da linguagem quanto dos conteúdos. Durante os 30 minutos diários a professora bilíngue desenvolve sua aula integralmente em inglês, utilizando o vocabulário necessário para o momento de aula em que os alunos estão inseridos, com estratégias de aprendizagem para trabalhar com as aulas e outros recursos para ilustrar a apresentação, como: vídeos, músicas, rimas, imagens, figuras e montar puppets com as crianças. Tudo junto com as atividades preparadas pela professora regente.

A partir do 1º ano, o ensino tem por objetivo potencializar o processo de aquisição da língua inglesa e as situações didáticas que visam ampliar o vocabulário e vivências relacionados ao universo infanto-juvenil e às estruturas que fazem parte da comunicação rotineira da sala de aula. São aulas no contra turno dedicadas ao ensino do idioma, em seus componentes estruturais e funcionais, em 3 a 5 horas semanais, utilizando as disciplinas de General Studies, que engloba estudos de história, geografia, ciências e conteúdos transversais ministrados em língua inglesa.

Nossa proposta é de que o Bilíngue avance a cada nível de conhecimento dos alunos e para isso o curso permanece dinâmico, crescendo e se modificando a cada novo grupo inserido. As salas são exclusivas e ambientadas para o Programa Bilíngue, com as seguintes atividades:

  • CENTERS – Utilizada em diversos países, os alunos são divididos em grupos e realizam atividades diversas dentro de um tempo determinado pelo Teacher.
  • SMARTBOARDS – Lousa interativa utilizada para atividades diversas como Quiz, Song Lyrics, Escrita, Games etc.
  • CIRCLE TIME – Momento no qual os alunos formam uma roda, sentados no chão e conversam. Essencial nas aulas, pois é quando acontece a maior interação entre eles e os teachers, que denominamos de “Real Life Conversation”.
  • SCIENCE CLASS – Aulas que fazem os alunos vivenciarem novas experiências fora do contexto literário, onde ampliam o vocabulário de forma mais divertida e proporcionam situações de conversação.
  • COOKING CLASS – Nesta aula os alunos cuidam de outro aspecto da língua, o paladar. Eles aprendem novas palavras e desenvolvem atividades com receitas deliciosas, de forma divertida e que estimulam a ampliação do vocabulário.
  • GEOGRAPHY CLASS – Aprender Inglês é a primeira barreira a ser passada para se conhecer outros países e culturas. Na aula de Geografia, os alunos são convidados a localizar os países, conversar sobre e eles e ainda reforçam o conteúdo ministrado no curso regular.
  • MATH CLASS – Apresentar exercícios matemáticos. Ensinados de forma lúdica, visando o raciocínio lógico e a expansão do vocabulário.

Além de uma Educação Bilíngue, que visa à competência da criança na segunda língua, o Colégio Conhecimento busca uma educação bi cultural que atenda ao pluriculturalismo de nossa sociedade, estimulando a aceitação e valorização de sua identidade étnica aliada ao interesse por conhecer outras culturas, ampliando assim sua capacidade de estar no mundo. Sendo parte do projeto político-pedagógico da escola formar cidadãos com autonomia de atitudes e pensamento, respeitando suas características individuais e fornecendo-lhes oportunidades de desenvolver suas próprias capacidades, respeitando seu tempo e interesses, buscamos através desse projeto trabalhar as possibilidades pedagógicas que já fazem parte do universo cultural, como instrumento para ampliar o universo vocabular, propiciar a aquisição de frases e expressões em inglês e criar momentos em que as crianças utilizem esta língua para representar, simbolizar, recontar e memorizar.

Consideramos que na aquisição da segunda língua, é fundamental para despertar o interesse das crianças em envolver-se no aprendizado e torná-lo o mais significativo e prazeroso possível.